MERENDAR
Criança alimentada é feliz
Ciclos da Vida
A boa alimentação é fundamental em todas as fases da vida: gestação, infância e adolescência, na fase adulta e velhice, pois ela é capaz de prevenir diversas doenças. Afinal, precisamos comer para viver feliz e saudável.
Cada fase da vida tem sua particularidade, porém a nutrição é de igual importância em todas elas.
“Se pudermos dar a cada indivíduo a quantidade exata de nutrientes e de exercício, que não seja insuficiente, nem excessiva, teremos encontrado o caminho mais seguro para a saúde”.
Hipócrates em 460 A.C.
Gestante
Durante a gestação, é importante estar atento às necessidades nutricionais que estão mais elevadas, pois o bebê necessita dos nutrientes consumidos pela mãe para ter um bom desenvolvimento. Portanto é desde a gestação que se inicia um hábito alimentar nutritivo que leva a uma vida saudável.

Amamentação
As crianças amamentadas são beneficiadas nos aspectos nutricionais (proteínas, gorduras, água, vitaminas e minerais), afetivos (fortalecimento do vínculo entre mãe e filho) e preventivos a doenças (menor risco de contaminação quando comparado com a alimentação artificial, proteção contra alergias alimentares), além de contribuir na redução da mortalidade e ocorrência de várias enfermidades.

Infantil
Na infância os cuidados com a nutrição estão voltados para o crescimento e desenvolvimento, e também é nesta fase que se inicia a formação dos hábitos alimentares com a introdução da alimentação complementar.

Adolescente
Já a adolescência (10-19 anos) é marcada pela puberdade, e nesta fase as necessidades de nutrientes aumentam devido ao rápido desenvolvimento, porém, a educação alimentar dos adolescentes, não é tarefa fácil, pois têm omissão de refeições, livre acesso a fast foods e dietas da moda.

Adulto
A boa alimentação na fase adulta tem como objetivo a manutenção de peso saudável e a prevenção da obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose.
O consumo de alimentos variados através de uma refeição equilibrada melhoram a qualidade de vida além de prevenir doenças.

Idoso
E na velhice, é preciso atenção para a perda ou diminuição do olfato e paladar, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, hidratação e integração social, elaborar estratégias para promover uma melhor qualidade de vida depende acima de tudo de uma alimentação saudável e equilibrada.

Comece a levar uma vida mais saudável HOJE MESMO